sábado, 29 de novembro de 2014

Escolha







Quando optei pelo conhecimento eu simplesmente deixei de "matar" aula e passei a ficar atenta. Simples assim? Não... a construção do conhecimento não é uma tarefa fácil. É um processo contrário à lógica perversa do capitalismo. Ainda assim,  mergulhei... de "corpo e alma". Grau de instrução, mera formalidade que não limita a minha sede de saber. Por fim li "A menina que roubava livros", eu e o querido Rafael compreendemos a sinopse do filme. No entanto, do conhecimento temos ainda a semente, embrião que pode crescer ou simplesmente morrer...

domingo, 23 de novembro de 2014

"Ser" livre II


Quando desejo voar, eu simplesmente fecho os olhos e decolo... Então, saio por aí livremente, percorro caminhos inusitados... Eu vejo, portanto por meio dos dois momentos didáticos de Ariano Suassuna, passo pelo ato de avistar e enxergar...
No entanto, quando quero falar, enfrento uma enorme maratona... É a escolha da palavra... O que eu penso... Reflexo do que vejo em concomitância com o que sinto... Posso ou não concordar... Necessário, portanto, uma pequena fresta para a minha inserção, que não ocupo por completo, a facilitar a fala do outro.
Permita e eu participo... A palavra? Há! Essa eu encontro, em um entrelaço... Eu e ela promovemos o outro... A palavra certa... O bem comum... A liberdade expressa com responsabilidade... Ética da fala... Hein palavra! Sua linda!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

"Ser" livre


Eu posso gostar muito de política...
Eu posso também "ser" um apolítico...
Eu posso ser um eleitor "orgânico" (acreditar e respeitar)...
Então, eu posso optar por me fidelizar a um partido...
Assim como, eu posso me fidelizar a um "ser" político...
Ainda assim, usufruo do meu direito de participar...
Agora, o que eu não posso NUNCA, ainda que encontre condições
favoráveis para tanto é... NÃO aceitar que o meu vizinho
 seja tão livre quanto eu para opinar...
Até onde eu sei, TODOS somos livres para pensar...
No entanto, até mesmo a livre expressão requer cautela ...
Responsabilidade, portanto na comunicação.

 

sábado, 18 de outubro de 2014

"Ser" político II

Na comunidade política não há lugar para o "ser" ingênuo, apolítico, fadado ao servilismo. Ao contrário, o "ser" que busca a excelência de fato, tem um olhar crítico na captura do essencial, caminho, portanto, da promoção de uma polêmica intelectual.
Os que ousam desafiar discursos de interesse altamente eufemizados, ainda que, justificados na comiseração dissimulada, a verve mediadora dos facilitadores são os verdadeiros comprometidos com o coletivo.
Eis assim, o "ser" político, que se distingue do hipócrita apropriador circunstancial do exercício do poder... Eis enfim, o "ser" que cria estratégias para a inserção individual por meio da escolha e legitima quem respeita os limites entre o público e o privado... Eis a dialética universal que se forma.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

"Ser" político



Eis o momento da livre expressão...
Enfim, a participação por meio da escolha.
Há uns engajados na virtude, no desinteresse...
Outros, por meio de estratégias dissimuladas buscam o poder.
A pragmática da legitimação define caminhos.
O "ser" e a resiliência, encontros, desencontros... Conflitos.

domingo, 7 de setembro de 2014

Pluralidade


Ser distinto entre os iguais na diversidade plural é conhecer o seu valor dentro de um espaço, público ou privado. A autonomia só é possível quando o meio oferece condições iguais necessárias para a excelência individual. Há seres livres e prisioneiros que preservam o coração puro... Nas mesmas circunstâncias alguns se corrompem... No entanto, quando o sentimento é recíproco os corações se unem, elimina barreiras... Ainda assim, há aqueles que não se importam.  É portanto, intransponível a distância entre os indiferentes...

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Marcas

 
"Há uns que nos falam e não ouvimos; há uns que nos tocam e não sentimos; há aqueles que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas... Há aqueles que simplesmente vivem e nos marcam por toda vida..."  Hannah Arendt.